sexta-feira, 29 de outubro de 2010

sombra

Imagine você chegar na reta final da sua vida, e perceber que tudo o que você fez e tudo o que aprendeu não serviu de nada?


A sombra no seu conceito "mais claro", é  ausência de luz (região obscura) proporcionada por um obstáculo.
A imagem projetada pela sombra é uma silhueta bidimensional e uma projeção invertida do objeto que bloqueia a luz, se apresentando de acordo com a posição retilínea da luz.


Quando analisamos os filmes e as próprias derivações Lingüística desta palavra, podemos ver, que o conceito sombra tornou-se sinônimo de trevas, escuridão, pessoa que persegue outra, assombração, ou ate a mesma morte. A sombra tornou-se um significado abstrato e não mais um produto físico, como relata os significados anteriores.


Analisando alguns versiculos como Salmo 144:4,  Jó 23:3, Salmo 109:23, entre outros, podemos ver o significado de sombra como "sombra da morte", ou  "a sombra que passa", são significado mais parecidos daquilo que temos falado ate agora, mas analisando mais ainda esses termos, conseguimos ver que estamos falando de passagem, fim, e tudo o que faz referência a nos seres humanos como temporais. Vale a pena ressaltar que as antigas civilizações usavam as sombras para medição de nossos dias.


Mas qual que é o maior pavor da sombra?



 Lendo um artigo de psicologia encontrei um significado a tal palavra: "Sombra, em psicologia analítica, refere-se ao arquétipo que é o nosso ego mais sombrio." 
No grego a palavra sombra significa "forma", ela faz jus  aquilo que ela duplica, o como diria Abraham Lincoln:

"O caráter é como a árvore, e a reputação como a sombra dela. A sombra é o que dela pensamos; a árvore, o que ela é realmente."

Embora fugimos e temos pavores das sombras, na realidade é da forma que o produz que temos esse medo. Extrai um trecho do blog palpitar para ter uma noção poética que faz referência ao significado segundo o autor da "própria sombra":
 
Mas pergunto-me: de que fujo eu? De mim por certo. Mas de mim, porquê?
Confesso-te: tenho tido coisas que não mereço.
Presentes do céu. Pessoas especiais. Olhares marotos dentro dos meus olhos. Calor que me invade.
Como não podemos enxergar? se produzimos sombras? contemos a luz? e temos medo do que produzimos? 
Não existe nada melhor que pensar com com uma seqüencia de trechos bíblicos: 
"O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita." Salmos 121:5.
Porque nós somos de ontem, e nada sabemos; porquanto nossos dias sobre a terra são como a sombra. Jó 8:9
Porque tu tens sido o meu auxílio; então, à sombra das tuas asas me regozijarei. Salmos 63:7
Gostaria concluir que em todos os dias, no meio do medo (decepções) da minha própria sombra eu tenho aprendido, que para cobrir a minha própria sombra, é preciso uma forma maior do que a minha. E que embora a sombra some no meio da escuridão, é preciso de luz para tornar visível essa sombra, e que é melhor puder enxergar  ao meu lado e descansar numa sombra que me cubra no meio do dia, que tentar produzir uma sombra que não me dará descanso. 
Porque, assim quando a forma ou a luz desaparecer, ela também sumirá.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário